A Vida e a Obra de Lao-Tsé

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Lao-Tsé foi nasceu na China mais ou menos a 500 ou 600 anos antes de Cristo, e foi um bibliotecário do imperador.

Devido aos conflitos e lutas por poder entre as dinastias chinesas, Lao-Tsé decide sair da sociedade e viver em uma caverna.

Tao-Tsé viveu 40 anos em meio a natureza e fazendo observações, concluiu que existe um princípio que está em tudo, que é a energia Chi ou Ki, que é a energia vital. 

Lao-Tsé percebeu isso em experiências de consciência ampliada, onde a mente vai para além de si mesma, e com essas vivencias chegou à conclusão de que existe um princípio que unifica tudo, e esse princípio é o Ki ou o Chi.

Lao-Tsé, como um verdadeiro filosofo, pensou que não existe em efeito sem causa, então qual seria a causa que unifica tudo?

Então o velho sábio percebendo que não poderia explicar essa questão, deu o nome a esse princípio de Tao.

Outras religiões fizeram o caminho contrário de Lao-Tsé, onde começaram a acreditar em Deus, e depois com suas vertentes místicas, buscaram se unificar a ele, chegar ao todo, que é a união com o Divino Criador de Tudo.

Essas religiões são mais avançadas no sentido de ter uma explicação para esse todo, e buscar se unir a ele, nem por isso o Taoísmo é inferior no sentido de trazer autoconhecimento, iluminação, trazer saúde, equilíbrio.

O Taoísmo é superior no sentido de ter muitas técnicas de ajuda humana, entre elas a acupuntura, outras técnicas de saúde, filosofia e etc. que são chamadas nessa religião de artes.

Cada crença tem suas vantagens e desvantagens, e uma não é melhor do que a outra.

Para cada pessoa sua crença é a melhor, pois ela tem fé na sua, e a fé é o que precisa para os fenômenos espirituais, os rituais e outras técnicas darem certo. 

A fé é fundamental para a religião funcionar, e é um meio poderosíssimo para atingirmos nossos fins benéficos, como a iluminação por exemplo.

Também observando a natureza, Lao-Tsé, observou que tudo que existe, existe o seu contrário, que é o Yin e o Yang.

Existe o dia e a noite, a luz e as trevas, o masculino e o feminino, o bem e o mal, o positivo e o negativo, o amor e a rejeição, a bondade e a maldade, a virtude e defeito, o claro e o escuro e etc.

A notícia final que se tem de Lao-Tsé, foi que ele querendo sair da China, aos 80 anos de idade montado em um burro, o guarda da fronteira o parou e o proibiu de sair, pois ele era o homem mais sábio de seu pais, e se ele saísse sua sabedoria iria embora com ele, então o guarda só permitiu ele ir embora depois que escrevesse um livro escrevendo o que tinha descoberto.

Então após escrever esse livro o velho sábio foi embora e não se tem mais informações sobre sua vida, os registros sobre ele acabam ali.

A imagem de Lao-Tsé indo embora em um burro é popular.

Podemos dizer que a missão do velho sábio para com a humanidade, e principalmente com a China, foi de observar todos esses fenômenos e escrever o livro, que recebe o nome de Tao Te Ching.

A missão do soldado também foi importante, em querer que as pessoas tivessem o conhecimento de Lao-Tsé.

O livro foi disseminado e é o mais importante do Taoísmo.

Surgiram muitas personalidades durante a história que atuaram no Taoísmo e ajudaram criando artes, técnicas para ajudar o ser humano. Hoje muitas terapias com essas técnicas.

O Taoísmo é uma religião muito rica, com muitas artes, tanto oraculares, medicinais, naturais, místicas e etc. e em muitas delas está o princípio de Yin e Yang.

 

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

 

Você também pode se interessar por: